História do Município de Engenheiro Beltrão

A sua colonização teve inicio na década de 30, quando os camponeses acompanhados de suas famílias, em busca de novas fronteiras agrícolas, com as vantagens oferecidas pelas terras férteis, em mata virgem a ser desbravada, a preços acessíveis e com facilidade de pagamento, aqui vieram se estabelecer.

Vencidos o desconforto e a falta de recursos encontrados nos sertões, combatido pelo trabalho braçal como uso da foice e do machado, o resultado foi à premiação dos pioneiros recompensados pelas fartas colheitas e o progresso foi mera conseqüência.

Terreno plano, recursos hídricos suficientes, boa adaptação da cafeicultura intercaladas com cereais, clima acessível, adequado também para criação de suínos e de gado, fez com que Engenheiro Beltrão rapidamente se desenvolvesse.

A empresa que teve inicia a venda das terras onde atualmente se localiza a comarca de engenheiro Beltrão foi a Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão. O nome da Cidade foi adotado em 1949 para denominar o povoado, e foi homenagem ao colonizador e engenheiro Francisco Gutierrez Beltrão, diretor da colonizadora.

Quinze prefeitos já foram empossados para gerir os destinos do Município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno, e na ordem cronológica assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio Jose da Rosa, Jose Orlando Romeiro, Jose Dalpont, Euclides Saquetti, Jose Dalpont, Elias LIma, Rogério Rigueti de Souza e atualmente Adalmir José Garbim Junior. Menezes, Polato e Lima cumpriram dois mandatos.Geograficamente, esta localizada na região central do Paraná, ligeiramente deslocada para o noroeste, a 55 quilômetros de Maringá, 450 quilômetros da capital do estado e 350 quilômetros de Foz do Iguaçu.

A principal atividade econômica da região continua sendo a agropecuária. No setor industrial, merece destaque o crescimento da produção de confecções. A oferta de empregos urbanos é distribuída na mesma proporção entre o comercio e a indústria de vestuário.